A Cidade do Aço e da Esperança

Breve história da cidade de Volta Redonda.

Com a promulgação da lei n° 2.185, de 17 de julho de 1954, nascia o município de Volta Redonda, e sob a divisa do brasão: Flumem Fulmini Flexit, que significa “o rio dobrou-se ante o raio” encontramos a tradução do espírito de nossa cidade: um geográfico, outro funcional.
O geográfico se refere ao rio Paraíba do Sul que corta o município, fazendo uma curva bem sinuosa, dando origem ao nome de nossa cidade.
O funcional tem haver com o fato de que a história de Volta Redonda, Cidade do Aço e da Esperança, não pode ser separada da história da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, uma vez que as trajetórias das mesmas se entrelaçam pelo fato do processo de industrialização, a partir de 1930.
A Companhia Siderúrgica Nacional foi criada em 09 de abril de 1941. Começam a chegar, de todos os cantos do país, os primeiros trabalhadores incumbidos da construção da usina e da vila operária: os arigós, obreiros eternos, que se confundem nas lembranças de trabalho, luta, chaminés, aço e casas, que, dia a dia criaram o contorno urbanístico e social da cidade operária. Em 02 de abril de 1993, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, é anunciada a venda da Companhia Siderúrgica Nacional, uma nova era para a Cidade do Aço.
Hoje somos um município integrando contrastes de cidade vocacionalmente operária com cidade projetada para o futuro, onde a instalação de novos campus universitários consolida novas vocações, além dos fortes marcadores de crescimento econômico em constante pujança que são o comércio florescente e a variada gama de serviços. Esses aspectos fazem com que Volta Redonda consolide-se em termos econômicos e populacionais, passo a passo, seu estatuto de maior cidade do Sul Fluminense.