Vereador José Martins - Tigrão

HISTÓRICO DO VEREADOR TIGRÃO

 

José Martins de Assis, casado, vereador da cidade de Volta Redonda, nascido em 03/06/1956, morador do bairro Vila Brasília.

A história começou no dia 03 de junho de 1956, com o nascimento do oitavo filho do casal Argeu Sodré de Assis e Júlia Dias de Assis, o batizaram com o nome de José Martins de Assis, hoje conhecido publicamente pelo nome de Tigrão, o Vereador Tigrão.

Na esperança de uma vida melhor para seus filhos, o casal e suas dez crianças e uma ainda por nascer, deixaram a cidade de Itatiba, no Espírito Santo, em abril de 1960 e resolveram tentar a vida no Sul, no Paraná, onde ficaram por seis meses; mas lá vida se mostrou dura e a solução era seguir os rumos no Sudeste, precisamente na Cidade do Aço, Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Chegaram ao bairro Vila Brasília e após dias foram acolhidos por um bondoso casal, Dona Nilva e seu esposo Senhor Clevercy, que ajudou na alimentação, o que tinham era fubá com água doce no café e para variar o almoço e o jantar era angu salgado. Os anos se passaram e a vida foi se ajeitando; o Zé (hoje Vereador Tigrão) virou metalúrgico aos dezoito anos de idade, após concluir o ginásio industrial, na Escola Técnica. Casou-se com Marlene, com quem tem dois filhos, Wanessa e Pablo. Mas a sua história não é uma versão comum de várias que já ouvimos, com a demissão de 1988, e com seu pouco saldo de indenização investiu em alguns comércios no próprio bairro, que não tiveram êxito, pois seu coração sempre voltado a ajudar a todos que o procuravam, para ser mais claro, "quebrou". Passou por tantos período difíceis que já aceitou doações, revivendo lembranças tristes da vida dura em outrora criança, o destino mais uma vez o castigava e mesmo assim, jamais deixou de dividir com todos, o pouco que tinha.

Sua irmão, falecida, a Maria, trouxe uma hipótese de seu irmão querido se candidatar a Vereador da cidade, para cuidar melhor do povo do Vilão, como é conhecido os moradores do Vila Brasília. Depois de tanto convencer e insistir, resolveu sair candidato em 1992 e outra tentativa em 1996, ambas não conseguiu se eleger. O destino não brindaria de novo com seu trabalho na comunidade e defensor, hoje além de representar a sua comunidade, Tigrão é um representante do cidadão Voltarredondense.

Sua história mudou o percurso de muitas outras histórias, se espelhou em seus pais e se fez um homem de caráter elevado, sua vida pública está embasada em transparências de seus atos, não esquecendo suas origens; onde a humildade e honestidade são pontos relevantes em sua vida.

Saber que um dia alguém viveu um sonho de uma vida melhor, seus pais, se orgulhariam do homem que hoje é uma realidade e tem uma história de vida onde a perseverança e suas amizades mudaram o destino de muitos outros destinos.