Generalidades Históricas

Criação do Município de Volta Redonda: Lei Estadual nº 2.185 de 17 de julho de 1954.

Instalação do Município: A Lei Estadual nº 2.218 de 10 de agosto de 1954, determinou a data de 6 de fevereiro de 1955 para a instalação do Município de Volta Redonda. A mesma Lei fixou o número de Vereadores que iria compor a primeira Câmara Municipal em 13 Vereadores.

Em cumprimento às determinações da referida Lei Estadual nº 2.218 de 10 de agosto de 1954. o Tribunal Regional Eleitoral determinou a realização de eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores no dia 03 de outubro de 1954.

No primeiro processo eleitoral realizado no novo Município recém-emancipado, na data de 3 de outubro de 1954, votaram 11.516 eleitores inscritos em Volta Redonda.

No dia 30 de outubro de 1954 foram proclamados os eleitos e diplomados, às 13 horas em solenidade na Câmara Municipal de Barra Mansa.

No dia 6 de fevereiro de 1955 foi instalado o Município de Volta Redonda com eventos realizados na Praça Pandiá Calógeras, no Auditório da Escola Técnica Pandiá Calógeras e a solenidade formal de Instalação do Município aconteceu no Recreio do Trabalhador - Getúlio Vargas, empossando o primeiro Prefeito eleito de Volta Redonda - Sávio Cotta de Almeida Gama, e o vice-Prefeito Wilson de Paiva, além dos 13 Vereadores eleitos para a 1ª Legislatura com mandato de 1955 a 1958.

Portanto, instalado o Município de Volta Redonda, entrou em funcionamento a Câmara Municipal de Volta Redonda em 8 de fevereiro de 1955 sob a Presidência do jornalista César Cândido Lemos.

Desde sua instalação a Câmara Municipal funcionou juntamente com a Prefeitura Municipal em pequeno prédio alugado na Rua 1º de Maio no centro comercial (rua transversal à Avenida Paulo de Frontin).

No dia 27 de setembro de 1958, sob a Presidência do Vereador Norival de Freitas, a Câmara Municipal mudou sua sede da Rua 1º de Maio para o Palácio 17 de Julho na Praça Sávio Gama.

Em 28 de agosto de 1980, a Câmara Municipal transfere suas instalações para a sede própria na Avenida Lucas Evangelista nº 511, sob a Presidência do Vereador Jonas de Carvalho.

Levantamento realizado pela Divisão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Volta Redonda, em janeiro de 2010.